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5 maneiras de lidar com a ansiedade, cuidar da mente e do bem-estar

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5 maneiras de lidar com a ansiedade, cuidar da mente e do bem-estar

Todo mundo já se sentiu ansioso em algum momento da vida. Os desconfortos gerados pela ansiedade muitas vezes podem nos deixar para baixo, mas é nesse momento que precisamos manter atitude e pensamento positivos para dar a volta por cima! Que tal ocupar o tempo ocioso com atividades prazerosas que vão te ajudar a deixar as preocupações de lado? Preparamos 5 dicas para driblar a ansiedade, cuidar de você e do seu bem-estar!

1. Meditar pode te ajudar a relaxar a mente e mudar o foco dos pensamentos

Sabia que a meditação é muito poderosa para reduzir a ansiedade passageira? A prática milenar pode te ajudar a controlar a respiração, desacelerar os batimentos cardíacos e afastar os pensamentos negativos e preocupação da mente. Agora, você deve estar se perguntando: nunca meditei! Como vou fazer isso? Para começar a meditar não é preciso muita coisa além de concentração. Coloque uma roupa bem confortável, encontre um lugar tranquilo para sentar com a coluna reta e procure direcionar sua atenção para a respiração: observe o ar entrando e saindo do seu corpo lentamente até o ritmo voltar ao normal.

Para quem é iniciante no assunto, saiba que você sozinha pode começar a fazer meditações de 5, 10, 20 minutos ou mais uma vez por dia na sua casa. Vídeos de meditação guiada no Youtube podem te orientar sobre o que visualizar na sua mente e ajudar a manter o que te preocupa de lado nesse momento, além de ensinar as técnicas de respiração. É interessante buscar cômodos mais vazios, ou seja, com menos móveis e pessoas, e mais próximos da natureza, se for possível. O canto dos pássaros ou o balanço das árvores pode proporcionar uma imersão profunda na meditação.

2. Procure um novo hobby se quiser investir o tempo ocioso em conhecimento

Você se conhece bem o bastante para saber o que mais gosta de fazer quando está em casa. Mas que tal investir em atividades novas e que tenham tudo a ver com você? Comece listando coisas que você acha interessante mas nunca tentou fazer. Pode ser um curso on-line de um assunto totalmente diferente da sua área de atuação, como astrologia, estudar uma nova língua, aprender novas técnicas de maquiagem, pintar, DIY (faça você mesma), entre outras. A busca por novos hobbies pode te proporcionar a empolgação que você precisava para usar sua energia a seu favor. E a ansiedade nos dias ociosos? Provavelmente você vai deixá-la de lado.

3. Faça chamadas de vídeo com a família ou amigos

Em dias que a ansiedade surge para incomodar e não há como visitar pessoas queridas, fazer chamadas de vídeo com seus melhores amigos ou com a família pode ser muito acolhedor! Melhor do que conversar com quem a gente ama por mensagem de texto ou áudio é poder interagir por vídeo para sentir conforto, mesmo que a sensação de substituir um abraço real não seja possível. Dessa forma, você pode compartilhar o que está sentindo, receber conselhos positivos e aliviar as angústias. Lembrar que somos amadas e corresponder com a mesma energia pode ser revigorante em momentos difíceis e a tecnologia está aí para facilitar as relações e aproximar as pessoas. Que tal preparar uns drinks e petiscos e marcar logo um papo por vídeo com as amigas e a família?

4. Leia, assista filmes e séries com mensagens positivas para se inspirar

Aqui é a dica é consumir somente o entretenimento que te faça bem! Nada de assistir séries ou filmes que possam fazer você sentir medo e servirem como gatilho para aumentar sua ansiedade. Vamos focar no bem-estar próprio! Para isso, pode ser interessante assistir séries de comédia ou romance leve, filmes com mensagens que podem aumentar sua motivação ou livros sobre mulheres inspiradoras e outros assuntos atuais que possam servir de ensinamento para sua vida.

5. Dançar em casa pode ajudar a redução da ansiedade e melhorar o humor

Dançar ou praticar atividades físicas em casa faz muito bem à saúde e ainda ajuda a reduzir aqueles sentimentos angustiantes que podem surgir de vez em quando. Além de ser muito divertida, a dança é uma forma lúdica de conhecer e explorar ainda mais o seu corpo e levantar sua autoestima. A atividade também pode ser responsável por diminuir a tensão, controlar a ansiedade e melhorar sua capacidade respiratória e flexibilidade. E acredite: não é preciso saber dançar ou ter ritmo para começar a colocar em prática! Se levantar e mexer o corpo já é o suficiente para mudar sua energia. O mais legal é que hoje em dia podemos contar com diversos vídeos na internet para aprender coreografias, dos clássicos aos novos hits.